Read some of the articles here in English. Look for the [English] sign.

06 fevereiro 2005

Sexo Mau e Sexo Bom (1 Coríntios 6.12-7.7)

Mark Driscoll, traduzido por Allan Ribeiro

23 de abril de 2006

Fuja da imoralidade sexual.

1 Coríntios 6.18

Como a igreja de Mars Hills, a igreja em Corinto estava cheia de solteiros jovens e entusiasmados que estavam experimentando todo tipo de pecado sexual e que eram reticentes em ver a necessidade de se arrepender de “seus estilos de vida alternativos”. Então o seu pastor Paulo falou com eles francamente sobre a diferença entre sexo bom e sexo mau, enquanto, ao mesmo tempo, refutava seus argumentos simplórios que negavam que o senhorio de Jesus incluía as suas calças.

Sexo Mau (6.12-20)

12 “Todas as coisas me são lícitas”, mas nem todas as coisas convêm. “Todas as coisas me são lícitas”; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

Aparentemente alguns dos solteiros coríntios estavam argumentando que porque eles eram adultos e não estavam indo contra nenhuma lei ao ter sexo fora do casamento (fornicação), eles não estariam fazendo nada de errado. Paulo responde dizendo que embora nós tenhamos muita liberdade como cristãos, não estamos livres para dizer que o pecado é bom e para fingir que estamos agindo com liberdade quando estamos escravizados por nossos desejos, sem o autocontrole que permite a santificação.

13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 14 Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

Os solteiros ativos na igreja também argumentaram que sexo era só uma maneira natural de satisfazer as necessidades físicas (assim como ao comer, matamos a fome) e, deste modo, isso não tinha assim tanta importância. Eles estavam argumentando também de modo muito parecido como os defensores do aborto de nossos dias, dizendo que o corpo pertence a nós somente, para fazermos dele o que quisermos. Mas Paulo diz que o corpo pertence ao Senhor que o fez e que irá levanta-lo do túmulo para estar com Ele para sempre. Assim, tudo o que fazemos com o nosso corpo, incluindo sexo, é um assunto espiritual que afeta enormemente nosso relacionamento com Jesus.

15Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum. 16Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne. 17Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele.

Porque nosso corpo pertence a Jesus, quando pecamos com ele estamos essencialmente envolvendo Jesus. Assim, quando alguém que diz ser um cristão faz sexo com o namorado/a namorada, tem um “amigo com privilégios”, assiste filmes pornográficos, freqüenta boates de strip-tease ou se envolve com prostituição (que pode variar de um cara que usufruindo de uma casa de massagens a uma mulher prestando um favor sexual a um homem porque ele a levou para jantar fora ou para viajar nas férias), essa pessoa está envolvendo Jesus. Já que Jesus está sempre conosco, não temos o direito de Leva-lo junto em nossa promiscuidade.

18Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.

O povo de Deus tem a ordem de fugir de qualquer forma de pecado sexual como José fugiu da esposa de Potifar. Porque nosso corpo pertence a Deus, nós devemos dizer não para o sexo pecaminoso. Porque Deus, o Espírito Santo reside em nosso corpo, nós temos pode de dizer não ao pecado e sim à santificação.

Em resumo, sexo mau é qualquer contato de qualquer tipo com qualquer pessoa ou imagem que não seja a do seu cônjuge. Deus quer que o sexo ocorra SOMENTE dentro dos limites do casamento heterossexual.

Sexo Bom (7.1-7)

1 Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 2 mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido.

Aqui Paulo não está dizendo que um homem não deve casar, porque isso contradiria as Escrituras, que dizem que não é bom ser solteiro (Gênesis 2.18), que Deus nos fez para casar (Mateus 19.4-6), que o casamento é nobre (Hebreus 13.4), que desencorajar as pessoas a casar é demoníaco (1 Timóteo 4.1-3), e que homens que encontram uma mulher, encontram algo bom (Provérbios 18.22). Ao invés disso, Paulo simultaneamente reconhece e condena o sexo muito popular, antes do casamento na igreja e na cidade, e apresenta o casamento como o único meio aceitável a Deus, pelo qual os desejos devem ser satisfeitos.

3 O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido.

4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 5 Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. 6 Digo isto, porém, como que por concessão e não por mandamento.

Não somente Deus faz o corpo humano masculino e feminino para o gozo do prazer conjugal, Ele também fez o casamento para nós gozarmos do prazer sexual juntos. Assim, aqueles que desejam o prazer sexual são ordenados por Deus para primeiro ficarem preparados para o casamento e depois buscarem um casamento amoroso com uma pessoa cristã. Uma vez casados, os cristãos devem satisfazer os desejos sexuais de seu cônjuge, desde, é claro, que estes não sejam pecaminosos, o que exclui coisas como o estupro conjugal e o abuso sexual. Cristãos casados devem canalizar seus desejos sexuais através da edificação de um casamento íntimo, amoroso e satisfatório. Para que isso ocorra, o sexo não deve se tornar uma moeda de troca por poder no casamento, mas, pelo contrário, uma maneira especial de prover conexão e carinho.

Ocasionalmente, no entanto, devem surgir épocas em que relações sexuais normais não são possíveis dentro do casamento. Exemplos incluem um ou ambos os cônjuges sofrendo algum ferimento ou doença, viagens de negócios, nascimento de filhos recentemente, ou durante um período particularmente difícil no plano emocional. Durante tais épocas, alguns casais podem escolher se abster temporariamente da atividade sexual por um número de dias previamente acordado para que eles possam devotamente reentrar no leito nupcial e curtir seu cônjuge. Se o sexo não é freqüente dentro do casamento, ou se um dos cônjuges está se sentindo negligenciado pelo outro, Satanás terá uma oportunidade de destruir o casamento com tudo, desde amargura até a tentação de pecar buscando a satisfação sexual fora do casamento.

7 Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele.

Por fim, nem todo mundo foi feito para casar. Embora a maioria das pessoas seja casada, alguns irão permanecer solteiros como Jesus foi. Aqueles que não são casados devem ter cuidado para não presumir que Deus lhes fez um mal; Ele deu a eles um dom com um certo tipo de liberdade e um ministério que pessoas casadas não podem ter. Este foi o caso de Paulo, que foi ou sempre solteiro, ou ficou viúvo ou foi possivelmente até mesmo divorciado.


© 2006 mars hill church. All Rights reserved

www.marshillchurch.org/audio/060423_1Cor_16_16k.mp3

Nenhum comentário: