Equipando os Santos
Edição nº2 - Teresina 10.10.05
A Verdade vos Libertará
Edição nº2 - Teresina 10.10.05
A Verdade vos Libertará
Em um artigo de 1997, o filosofo analítico Richard Rorty fez uma analise do modelo político americano. O enfoque dele era a educação, mas as premissas são válidas também de uma maneira geral para definir a linha de conduta dos dois principais partidos americanos, o Republicano e o Democrata.
Segundo Rorty, os republicanos crêem que a verdade é um valor absoluto e que a partir dela pode-se conseguir a liberdade. Os democratas pensam o contrário. A liberdade é que seria um valor absoluto. Sendo livres, as pessoas automaticamente procurariam a verdade.
Nos EUA, a imprensa, em sua maioria, é clara quanto ao seu posicionamento acerca desta questão. A parte da imprensa “liberal” ataca os republicanos, enquanto que a parte “conservadora” os defende. Se você abre uma revista como a The New Yorker, saberá que encontrará posicionamentos contrários ao atual presidente, o republicano George W. Bush. No Brasil a coisa não é bem assim. Tudo o que sabemos sobre a América é filtrado por nossa imprensa que não assume posições. A nossa imprensa, conservadora ou liberal, ataca o presidente Bush e nunca divulga o “outro lado”.
Os dois artigos em anexo tentam mostrar esse outro lado. O primeiro trata das responsabilidades no episódio de N. Orleans e do Katrina. O segundo foi tirado da revista Veja desta semana e foi escrito pelo colunista Tales Alvarenga, de cujas opiniões eu geralmente discordo, mas que desta vez acertou em cheio em sua análise.
Qual a importância de nós brasileiros entendermos o que acontece no distante Estados Unidos, o que temos a ver com o Bush? Acontece que Bush é evangélico e seus pontos de vista procuram seguir os padrões bíblicos em um país que caminha a passos largos para a corrupção moral e para o ateísmo. Os Estados Unidos exercem liderança sobre todo o mundo. O sucesso de um presidente temente a Deus deve nos interessar muito. Além disso, os Estados Unidos são aliados e protetores de Israel. Não preciso enfatizar a importância disso.
Leiam os artigos e orem para que Deus tenha piedade da América, de Israel e que fortaleça Bush para que ele viva de acordo com a Palavra.
- O Furacão Bush - Tales Alvarenga
- O que Bush não fez por Nova Orleans - Gerardus Boul
Allan Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário