Read some of the articles here in English. Look for the [English] sign.

18 outubro 2005

O Genoma Humano

por Carol Loeffler
Traduzido por Allan Ribeiro

[English]

O anúncio do fim do mapeamento do genoma humano tem trazido algumas reações interessantes – se não divertidas e contraditórias – da comunidade científica com relação ao que o mapa nos mostra. Estas diferenças revelam o crescente cisma na comunidade científica acerca do assunto de origens e do "fim da ciência". Mais e mais cientistas estão sendo confrontados pelo fato de que a ciência falhou em responder questões básicas acerca das origens do universo e da vida, e a evidência contradiz muito do que tradicionalmente se crê sobre o darwinismo.

Dois artigos, que apareceram em 16 de fevereiro de 2001, contradiziam diretamente um ao outro. Ambos mostravam cientistas reagindo ao projeto de mapeamento do genoma.

O primeiro artigo, intitulado "Darwin Comprovado", foi escrito pelo dr. Arthur Caplan, Ph.D., diretor do Centro de Bioética da universidade de Pensilvânia, na Filadélfia. O professor afirma que "o genoma revela, indubitavelmente e além de qualquer suspeita séria, que Darwin estava certo – a humanidade evoluiu durante um longo período de tempo de animais ancestrais primitivos. Nossos genes mostram que o criacionismo científico não pode ser verdadeiro. A resposta a todos aqueles que batem em suas Bíblias e dizem que não há provas, nem testes ou evidências que apóie a evolução é 'A prova está bem aqui, em nossos genes' " 1.

Lendo o artigo, alguém poderia ter certeza de que a ciência provou de uma vez por todas que a Bíblia está errada. No entanto, o professor Caplan não trabalhou no projeto genoma. No mesmo dia, o San Francisco Chronicle publicou um artigo intitulado "O Mapa do Genoma Humano Faz os Cientistas Falarem Sobre Divindade", que trouxe uma entrevista com Gene Myers, que foi o cientista da computação no quartel-general da Celera Genomics, o qual verdadeiramente trabalhou no mapeamento genético. Myers disse, "Somos deliciosamente complexos no nível molecular... nós não nos compreendemos ainda, o que é ótimo. Ainda há um elemento metafísico, mágico". Ele continuou dizendo, "O que me deixa realmente estupefato é a arquitetura da vida... o sistema é extremamente complexo. É como se tivesse sido planejado" 2. Quanto a dizer que isto envolve um planejador, Myers disse, "Há uma grande inteligência aí. Eu não vejo isso como sendo anticientífico. Outros podem pensar assim, mas eu não".3

A contradição entre estes dois pontos-de-vista é na verdade um choque entre duas cosmovisões. Dr. Caplan apoderou-se das semelhanças no código genético como prova de que os humanos e as, por assim dizer, formas de vida mais simples são descendentes de um ancestral comum. Em sua ânsia de defender a evolução, ele excluiu a possibilidade de que um criador inteligente possa ter usado o mesmo sistema de codificação funcional para mais de uma espécie.

Ironicamente, muitos dos mesmos cientistas que negam o complexo sistema de codificação das moléculas do DNA como evidência de desígnio inteligente, também apóiam a do projeto SETI (Busca por Inteligência Extra-terrestre), que vasculha os pontos mais distantes da galáxia por sinais não-casuais e não periódicos que atestariam a presença de inteligência alienígena. Seu preconceito contra Deus os tem cegado para outras explicações possíveis para as informações científicas coletadas.

Enquanto o Projeto Genoma Humano tem produzido um mapa do genoma humano com sucesso, ainda falta mapear as proteínas codificadas por nossos genes. Somente um terço dos genes do genoma humano contêm seqüências repetitivas que os cientistas rotulam de "lixo do DNA" porque, até o momento, elas parecem não ter nenhuma função 4. O que nós sabemos a respeito do código do DNA é que é digital, corretor de erros, redundante e auto-replicante. Em cada novo avanço na área da genética, estamos constantemente descobrindo o quão complexo o DNA é e o quanto ainda temos que aprender. O que tem sido chamado de "o Livro da Vida" é mais que uma biblioteca 5. O campo é ta complexo que o presidente Bush está considerando uma proposta de contratar um coordenador de biotenologia para atuar entre as agências do governo e os cientistas neste campo que está mudando tão rapidamente 6.


A Luta Pelas Mentes

Existem numerosas admissões emergindo da literatura técnica sobre sérios "problemas" com a idéia de o acaso ser o responsável por um design tão complexo do DNA, mas isso é mantido virtualmente em segredo pelos gurus da cultura da ciência pop da evolução e suas publicações 7. Poucas pessoas fora das disciplinas científicas têm acesso à literatura especializada, e os gurus não querem dizer ao público que sua teoria premiada está com dificuldades reais. Um novo livro de Jonathan Wells, Icons of Evolution [Ícones da Evolução], é uma ousada revelação do apoio fraudulento á evolução, que continua a ser publicado em textos escolares e ensinado como fato. Por exemplo, "...evidência da teoria de Darwin: mariposas salpicadas. Antes de 1820, a maioria das mariposas salpicadas eram claras, mas durante a revolução industrial elas passaram a ser predominantemente escuras. Em tese a mudança ocorreria porque as mariposas de cor clara eram mais visíveis contra as árvores de troncos cobertos pela poluição – troncos mais escuros, e assim erram devoradas por pássaros predadores. Livros-texto tipicamente ilustram esta história com fotografias de mariposas salpicadas em troncos de árvore. Em 1980, no entanto, biólogos descobriram que mariposas salpicadas não pousam em troncos de árvores em seu ambiente natural. As fotografias do livro-texto foram montadas colando-se ou alfinetando mariposas mortas aos troncos8".

Na verdade, a atual luta entre o Darwinismo x Design Inteligente parece mais uma questão de debate filosófico do que avaliação de evidência científicas. O darwinismo está começando a mostrar os sinais clássicos, desesperados de uma filosofia falida à medida em que seus argumentos tornam-se mais e mais irracionais em uma tentativa de impulsionar algo que está sendo rapidamente refutado. Enquanto a disputa torna-se mais feroz no futuro, mantenha em mente que tecendo esses argumentos estão mentes brilhantes: mentes capazes de analisar informações complexas, imaginar, teorizar e extrapolar limites. Estas mentes são obviamente um triunfo do acaso? Não!

Publicado originalmente em abril de 2001

________________________________________
**NOTAS**
________________________________________


1. Caplan, Arthur, "Darwin Vindicated!" MSNBC www.msnbc.com, 21 de fevereiro de 2001.
2. Abate, Tom, "Human Genome Map Has Scientists Talking About the Divine," San Francisco Chronicle, 19 de fevereiro de 2001.
3. Patrizio, Andy, "Genome Effort Hits Home," Wired News, 17 de fevereiro de 2001.
4. Belsie, Laurent, "The Short, Simple Human Gene Map," Christian Science Monitor, 13 de fevereiro de 2001.
5. Jasny, Barbara R. and Kennedy, Donald, "The Human Genome," Science Magazine, 16 de fevereiro de 2001.
6. Rosenberg, Ronald, "Bush May Hire Biotech Coordinator," The Boston Globe, 21 de fevereiro de 2001.
7. Meyers, Dr. Steve, entrevista com o Dr. Meyers, Diretor do Center for Renewal in Science and Culture [Centro para a Renovaçãona Ciência e Cultura], Seattle, no programa de rádio Steel on Steel, 10 de março de 2001.
8. Wells, Jonathan, "Let's Change Science Standards And Let Students Do Real Science," [Mudemos os Padrões da Ciência e Deixemos os Alunos Fazerem Ciência de Verdade] Philadelphia Inquirer, 11 de Dezembro de 2000.

Nenhum comentário: