Read some of the articles here in English. Look for the [English] sign.

23 dezembro 2008

Outro Lázaro veio

Por Phill Steller, traduzido por Allan Ribeiro

Publicado originalmente em seu site, Esotropiart

Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e que se banqueteava suntuosamente todo dia.

E em seu portão havia um homem pobre chamado Lázaro, coberto de feridas, que desejava se alimentar com o que caia da mesa do homem rico.

Além disso, até os cães vinham e lambiam suas feridas. O pobre homem morreu e foi levado pelos anjos para estar ao lado de Abraão. O homem rico também veio a falecer foi enterrado, e no Hades, estando em tormento, ele levantou os olhos e viu Abraão muito longe e Lázaro ao seu lado. E ele gritou, “Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta de seu dedo na água e refrigere minha língua, pois eu estou padecendo nesta chama”.

Mas Abraão disse, “Filho, lembra que tu, em toda a tua vida recebeste teu quinhão de coisas boas, e Lázaro recebeu as coisas ruins; mas agora ele está sendo confortado aqui, e tu estás padecendo. E além de tudo isso, entre nós e ti, um grande abismo foi estabelecido para que aqueles que passariam daqui para aí não pudessem, e que nenhum pudesse cruzar daí para cá”.

E ele disse, “Então eu te imploro, pai, que o envies à casa de meu pai – pois eu tenho cinco irmãos – para que ele os possa alertar, a fim de que eles não venham também ter neste lugar de tormento”.

Mas Abraão disse, “Eles têm Moisés e os profetas; que eles os ouçam”. E ele disse, “Não pai Abraão, pois se alguém voltar a eles dos mortos, eles irão se arrepender”.

Disse-lhe ele, “Se eles não ouvirem Moisés e os profetas, tampouco se convencerão se alguém se levantar dentre os mortos”.

Lucas 16.19-31

Eu acho essa passagem fascinante em vários níveis. Para mim ela se destaca da maioria das outras parábolas de Jesus. A maioria das parábolas relata um exemplo bastante comum, que uma pessoa normal na cultura judaica (e mesmo hoje) poderia se identificar (se eles entendiam o sentido mais profundo, esta é outra conversa).

Esta parábola sobre Lázaro e o homem rico se afasta do padrão das parábolas, nos dando um vislumbre do que parece mais uma visão profética. Quero dizer, isso é coisa bem bizarra. Lázaro dentro do “seio de Abraão” quase exige um desenho dos meus! :) [Phil é desenhista. Nota do tradutor]. Eu não tenho meios de verificar se Jesus compartilhou esta parábola somente para ilustrar um ponto. A história pode revelar detalhes factuais sobre como o Hades ou inferno (não necessariamente um só e o mesmo) é que, de outro modo permaneceriam ocultos.

Seja simbólico por propósitos ilustrativos ou uma figura clara de coisas eternas, pode não ser possível determinar até chegarmos a passar pela experiência por nós mesmo. Meu ponto-de-vista não bem-desenvolvido é que eu não consigo imaginar que Jesus, que é Deus, iria inventar uma parábola que não tenha base na verdade ou realidade só para demonstrar algo. Eu acho que é seguro presumir que tudo que Jesus diz é verdade e que tem significância até o ponto de cada palavra individualmente. Se há qualquer palavra inspirada, devem ser as Dele!

Quem sabe se esta parabola descreve precisamente o inferno, ou o Hades ou algum “lugar de espera” intermediário (hipotético pós-morte, pré-julgamento). Terá Abraão privilégios especiais, e será que ele anda pelas terras fronteiriças regularmente? Se há um separando mas não tão imenso que uma comunicação audível possa ocorrer (pareceria estranho, considerando a depravação de um lado contra a perfeição do outro? Esta e muitas outras curiosidades são criadas por esta misteriosa visão.

Os fatos e figures desta narrativa não são muito importantes para mim agora – embora eles sejam potencialmente muito mentalmente provocantes e certamente não vazios ou desprovidos de valor para estudo. Eu não recebi uma grande revelação acerca do céu e do inferno ouvindo esta passagem hoje (deixa isso pra outra hora). Eu sinto que quaisquer conclusões a que eu chegar seriam especulações de minha parte de qualquer maneira, e não de muito valor.

Impressas sobre mim durante esta última resenha de Lucas 16.19-31 estão as óbvias qualidade proféticas da passagem. Eu não posso fazer todas as conexões sinápticas em uma postagem, e nem todas apareceram para mim. Contudo, eu tenho observado coisas interessantes acerca da ressurreição aqui e em outras passagens.

Não há dúvidas que esta passagem faz alusões à vitória de Jesus sobre a morte. Mantenha isso em mente, esta parábola é contada por Jesus antes de Sua morte e ressurreição. Ele é às vezes um tanto enigmático ao profetizar sobre tais coisas, mas esta não é, de modo algum, a única profecia sobre o futuro Dele, sim Seu propósito em vir à terra em forma humana foi morrer. Em outras passagens Jesus diz sem rodeios que Ele será entregue ao homem, morto e no terceiro dia irá levantar de novo. Isso não poderia ser dito de modo mais claro!

Eu chamo esta parábola de uma alusão porque não é uma afirmação óbvia que Jesus irá levantar dentre os mortos. Isto é antes um esboço da inteireza do plano de Deus, resumido habilidosamente em poucas frases. Esses tipos de resumos concisos aparecem pontuando toda a Bíblia, esta sendo uma de muitas. É por isso que Jesus diz que aqueles que vieram antes Dele estavam falando a Seu respeito.

Um dos mais comuns e mais curtos sumários da Bíblia é “Moisés, os profetas e Jesus”. Eu vi este algumas vezes recentemente. El epode também se referir aos próprios livros tangíveis (a Torá, ou “Pentateuco” e o resto do Tanach – na maioria das vezes, “profetas”).

Eu posso entender o desespero do homem rico. Depois de sua morte ele é enviado para um lugar de tormento e separação. Ele agora percebe qual foi o salário por sua vida de excessos, pecado e falta de misericórdia. Ele se preocupa enormemente com aqueles que ele deixou para trás e quer poupá-los de um destino semelhante ao seu. Você pode imaginar a agonia? Eu não estou certo de para onde as pessoas vão quando morrem, já que estamos agora em um período de tempo antes do retorno de Jesus e o julgamento. Se realmente as almas dos humanos falecidos são levadas a um plano consciente de existência (eles podem estar somente “dormindo”, sem saber – quem pode saber?), com certeza deve haver cargas imensuráveis de arrependimento e choro de angústia por aqueles que não creram e aceitaram Jesus enquanto estiveram na terra.

A idéia de tal situação poderia ser o suficiente para nos fazer levar a Deus e Seus caminhos muito seriamente – buscar as respostas que somente Sua palavra pode oferecer sobre a vida, morte e salvação (e muito mais). Não espere até que seja tarde demais! Ninguém sabe o número de seus dias, meus amigos.

O homem rico está convencido de que há algo que Abraão possa fazer para salvar seus amigos descrentes. “Se ao menos eu pudesse ir contar a eles eu mesmo ou que alguém fosse enviado miraculosamente – então eles creriam e se arrependeriam dos seus caminhos!” Abraão (e Jesus, como o Narrador) sabe bem e informa ao homem rico (agora pobre) que Deus já enviou Moisés e os profetas. Não somente esses eventos históricos registrados realmente ocorreram – um testemunho da existência, amor e poder de Deus – mas um livro também é escrito sobre isso, um que está disponível gratuitamente e é largamente distribuído: a Bíblia. Para levarmos mais fundo, em Romanos lemos que, no fim das contas, ninguém tem desculpa, pois...

Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.

Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;

porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,

Romanos 1.18-22

Jesus propetiza, contando esta parabola que, mesmo se aqueles amigos do homem rico vissem alguém que levantou dos mortos, eles iriam persistir em sua trágica descrença. A minha ponderação, depois de ler esta passagem é que Jesus está enormemente triste com esta perda inevitável de almas que estão escurecidos na descrença (um tópico a ser desenvolvido em outras postagens). É uma triste realidade escolher uma ilusão. A ilusão nos oferece riquezas, poder e outras promessas de oportunidade garantidas por este mundo escuro e desgraçado. Tais coisas são miragens efêmeras e sem sentido. Elas dão prazer por um tempo, mas seu incremento corrompe a alma do homem... até que esteja incondicionalmente perdida.

Então Jesus disse aos Seus discípulos, “Se alguém deseja vir após Mim, que negue a si mesmo e tome a sua cruz e Me siga. Pois quem quer que deseje salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por Minha causa, irá encontrá-la. Pois que proveito há para o homem se ele ganha todo o mundo, mas perde a sua própria alma? Ou o que pode dar um homem em troca de sua alma? Pois o Filho do Homem virá na Glória de Seu Pai, com Seus anjos, e então Ele irá recompensar cada um de acordo com suas obras”.

Mateus 16.24-27

Contudo, levem a sério, amigo! Embora eu não encoraje ninguém a esperar, a todos é oferecido o mesmo presente. Este mundo de escuridão nos corrompe, e nenhum de nós pode ir para o céu por merecimento através de boas obras. No entanto, há um homem, Jesus Cristo, que pagou o preço por nossos pecados. E sim, o preço por nossos pecados está pago. Não subestime o poder e o amor de Deus presumindo que seus pecados sejam maiores do que o Seu grande sacrifício poderia cobrir ou que Ele irá retroceder diante da sua escuridão. Deus disse, “Haja luz, e houve luz”. O mesmo Deus que criou todas as coisas pode certamente também restaurá-las.

Deus exige uma coisa de nós: que creiamos que Seu Filho, Jesus veio à terra em carne e morreu por nossos pecados e levantou do túmulo, vitorioso sobre a morte por nós! Confesse isso e aceite a Sua vontade para você, e o destino do homem rico não será o seu. Com Cristo, não somente temos uma rica recompensa nos esperando na outra vida, mas cada dia de nossa vida é transformado com sentido e propósito além de nosso entendimento! Não, não é um caminho fácil de andar. Seguir a Cristo não é o mesmo que andar no parque. Ainda assim, ouça meu testemunho de que eu não o trocaria por qualquer caminho ou qualquer outra recompensa. Não há atalho. Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Você crerá, mesmo que um homem levantar dos mortos para avisar você do fim do homem rico? Eu te digo que Um [homem] já veio... e Ele foi precedido por Moisés e Seus profetas. Você ouvirá as Suas palavras, ou irá se agarrar às coisas que te são caras? Eu oro para que você o deixe entrar. O homem que uma vez morreu está vivo e batendo à sua porta agora mesmo.

Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios.

Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer.

Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

Romanos 5.6-10

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos 6.23

O Glorificado, que tem poder sobre a própria morte declara ousadamente e com Amor (que Ele é) de Seu santo céu, estando sentado ao lado do mesmo trono do próprio Deus Todo-Poderoso:

Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.

Apocalipse 3.17-21

Nenhum comentário: