Read some of the articles here in English. Look for the [English] sign.

25 dezembro 2008

A história do natal, parte II

Por Chuck Missler, traduzido por Allan Ribeiro
K-house (visite nosso website para uma assinatura GRÁTIS)


Voltar para Equipando os Santos 30

Na semana passada examinamos as festas pagãs que eram celebradas no fim de dezembro. Por causa dessas raízes pagãs, muitos cristãos crêem que deveríamos evitar o natal como um feriado pagão em última instância. Contudo, a celebração do nascimento de Jesus Cristo tem alguma coisa a ver com os pagãos? Ou é um feriado verdadeiramente cristão que é simplesmente celebrado na época errada do ano?

As Raízes Hebraicas:
O nascimento de Jesus foi previsto séculos antes nas Escrituras Hebraicas [Antigo Testamento]. Na plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho para redimir a humanidade. Ele enviou Jesus como um bebê para se tornar Deus conosco.

Ouvi, todos os povos, presta atenção, ó terra, e tudo o que nela há; e seja o Senhor DEUS testemunha contra vós, o Senhor, desde o seu santo templo. - Miquéias 5.2

Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. -Isaías 49.6

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. -Isaías 7.14

...Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. -Isaías 9.1-2,6-7

As Raízes Cristãs:

Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de JESUS. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai: E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim; e disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. - Lucas 1.30-35

Cerca de 1950 anos atrás, o estudado e piedoso médico Lucas escreveu a um Teófilo, detalhando a vida de Jesus Cristo. Lucas explicou que ele havia feito uma pesquisa sobre o assunto para que Teófilo pudesse saber com certeza que as coisas que lhe contaram sobre Jesus eram verdadeiras (Lucas 1.4). Lucas deve ter falado com Maria em pessoa, pois ele conta coisas que só ela poderia saber.

'Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.' - Lucas 2.19.

Lucas conta a Teófilo do nascimento de Jesus; como ele nasceu em Belém durante uma época em que todo o mundo romano estava sendo taxado. Pastores nos campos foram surpreendidos por uma hoste de anjos que enchiam o céu, cantando, 'Glória a Deus nas alturas!' e quando lhes contaram, foram encontrar o bebê envolto em panos e deitado em uma manjedoura. Esses pastores então contaram a todo mundo que puderam encontrar sobre as coisas incríveis que eles haviam visto.

A criança cresceu e teve um curto ministério de três anos que terminou com sua morte em uma cruz romana. No entanto, o homem que nasceu em Belém, levantou dos mortos, conforme testemunhado por mais de 500 homens (1 Co 15.6). E ele ainda está transformando os corações e vidas das pessoas que vivem hoje.

Dos primeiros cristãos não há registro de que tenham celebrado o nascimento de Cristo, e a verdadeira data de seu nascimento ficou perdida na história. O primeiro registro menciona a data de 25 de dezembro está no calendário de Filocalo (354 a.D.), que presumiu que a data de nascimento de Jesus tenha sido na sexta-feira, 25 de dezembro em 1 a.D. O papa Júlio I proclamou oficialmente o 25 de dezembro como sendo o aniversário do nascimento de Cristo em 440 a.D. Dar ao 25 de dezembro um significado cristão tem sido entendido como um esforço de ajudar o mundo pagão a abraças o cristianismo e trocar o seu culto a deuses pagãos pelo do único e verdadeiro Deus. Originalmente chamado de Festa da Natividade, o costume se espalhou pelo Egito por volta do ano 432 a.D. e para a Inglaterra pelo fim do sexto século. Por volta do fim do oitavo século, a celebração do Natal havia se espalhado até os países escandinavos.

O natal é celebrado em 6 de janeiro na igreja ortodoxa, no que é também chamado de Epifania do Dia dos Três Reis, o dia que celebra a chegada dos magos que deram ao Cristo menino presentes de ouro, incenso e mirra.

Hoje
O natal prevaleceu largamente sobre as festas pagãs, mas ainda era celebrado com festividades desordeiras e trotes - mais parecido com o Mardi Gras [carnaval celebrado em Nova Orleans] do que com qualquer coisa que se assemelhe com o caráter de Cristo. Os puritanos na Inglaterra puseram o natal fora da lei por anos, e o feriado não era popular na jovem América. Na verdade, o natal não foi declarado um feriado nacional até 26 de junho de 1870.

O feriado então passoupór uma conversão. O natal foi 'reinventado' para a festa mais moderada que conhecemos hoje. Washington Irving e Charles Dickens escreveram contos que apresentavam o natal como uma festa do cuidado pelos pobres e de reunião da família. Como os anjos cantavam acima dos pastores naquela primeira noite, o natal é 'paz na terra, boa vontade aos homens'.

Conclusão:
A época ainda é uma mistura de tradições puxadas de várias fontes. Enquanto muitas delas tem pouco a ver com Jesus, a maioria sãp atividades moralmente neutras. No entanto, mesmo enquanto Papai Noel passa rindo pela rua em um caminhão dos bombeiros e Hershey faz a festa com sinos de chocolate embalados em papel alumínio, a realidade do nascimento de Cristo abre espaço. Presépios em prças e em frente de igrejas lembram o grande presente de Deus - o Rei dos reis deitado em uma manjedoura, observado por pastores. As canções de natal que declaram 'O Senhor chegou' e 'Vamos adorá-lo' são cantadas de porta em porta [uma tradição americana], nos lembrando a todos o que Deus fez.

é uma época do ano em que as pessoas podem falar mais livremente de Jesus, o Salvador, e quando até mesmo os sem-fé estão desejosos de participar de um culto de véspera de natal. É uma época verdadeiramente preciosa que Deus nos deu, durante a qual podemos espalhar as Boas Novas de Seu Filho. Glória a Deus nas alturas!

Que a sua celebração do nascimento de Cristo possa honrar a quem deu a si mesmo por nós como o sacrifício máximo de amor. Que tudo o que fazemos possa refletir o amor e a compaixão de nosso Salvador e trazer glória ao Seu nome.


Links Relacionados (em inglês):

The Origins of Our Christmas Traditions - Koinonia House

Nenhum comentário: